Page 8 - Pearson English
P. 8

PEARSONEnglish
                             2018




































             inglesa em diferentes contextos; passeios de observação   com muita facilidade e da forma mais correta, quem fala
             em que os alunos anotem o que viram e apresentem em   duas ou mais línguas tem maior poder de concentração, de
             sala em inglês; aulas de culinária com receitas e ingredien-  acordo com estudos.
             tes em inglês, em que se comuniquem apenas em outro   O mais importante nesse contexto é fazer com que a escola
             idioma é também bastante produtivo. Enfim, professor e   seja  um  espaço  acolhedor,  caloroso  e  convidativo,  onde
             coordenador devem usar sua criatividade para explorar ao   cada  um  seja  respeitado  em  seu  próprio  ritmo  e  que  a
             máximo a capacidade dos alunos e as infinitas possibilida-  aprendizagem seja um interessante e motivador processo
             des de aprendizado, de forma prática e assertiva.   de crescimento e cidadania.
             Considerando-se  as  diversas  estratégias  disponíveis  e  a
             necessidade  de  uso  constante  do  inglês  em  uma  escola
             bilíngue, é necessário que o professor tenha confiança de
             que os alunos são capazes de aprender e, principalmente,
             de entender e corresponder ao que é solicitado. Por isso,
             propor  desafios  e  explorar  ao  máximo  o  vocabulário  e  a
             expressão oral são extremamente importantes para que o
             ensino  seja  eficaz.  Mesmo  crianças  pequenas,  de  classes   Vania Beatriz Sigwalt Bittencourt é psicóloga,
             iniciais  da  Educação  Infantil,  conseguem  entender  e   graduada pela PUC/PR, Especialista em Adolescência
             fazer-se  entender.  Precisamos  acreditar  que  elas  são   pela PUC/PR e Relações Humanas - desenvolvimento
             capazes e desafiá-las a ir além. Caso contrário estaremos   pessoal e familiar -  pela Universidad de La Sabaña/-
             limitando  toda  a  sua  potencialidade.  A  neurociência  tem   Colômbia. Na área educacional há mais de 20 anos,
             trazido constantes contribuições, incentivando a aprendiza-  atuou como professora, coordenadora pedagógica e
             gem de uma segunda língua desde muito cedo, em que as   orientadora educacional em escolas da rede privada
             crianças estejam predispostas a assimilar o processo comu-  de ensino. Tem vasta experiência em formação de
             nicativo de forma espontânea.                        professores, consultoria pedagógica, projetos de
             “As crianças aguçam a compreensão auditiva e tornam-se   inclusão e projetos educacionais. Palestrante em
             capazes  de  distinguir  sons  semelhantes,  como  no  inglês,   eventos nacionais, é atualmente Gerente Pedagógica
             bed (cama) e bad (mau). Só de ouvir, elas já vão absorver a   da Pearson English.
             língua assim como fazem com o português. Outra consequ-
             ência é o aumento da agilidade e das competências cogniti-
             vas”, explica Ligia Fonseca Ferreira, professora doutora do
             Departamento de Letras da Unifesp (SP). Além de aprender






                                                                                                                08
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13